No artigo anterior, tratamos do papel da assessoria de imprensa e, no presente artigo abordaremos a função da publicidade no processo de comunicação.

As organizações informam os seus públicos externos por meio da publicidade e da propaganda. O conteúdo da mensagem dependerá dos objetivos a serem atingidos e, da mesma forma, o veículo a ser utilizado para esse fim. Porém, até chegar à publicação, uma unidade da organização deve se responsabilizar pela ação, cabendo à área de marketing, no caso de médias e grandes organizações. Nas menores, cabe ao setor comercial ou, em empresas ainda menores, a quem interessa a publicidade, o dono da empresa. Como ocorre esse evento? De preferência, a empresa deve contratar uma agência para definir o conteúdo da mensagem, a forma como será transmitida e qual o veículo da publicidade. A chave do processo é alcançar o público-alvo de seu interesse.

Há complexidade para todos os portes de empresa, porém o que a organização deve ter em mente é o resultado. O objetivo básico da publicidade, assim como o da propaganda, é informar: ofertas de mercadorias, promoção de serviços, descrição de seus produtos e assuntos ligados à imagem institucional da organização.
As cautelas que devem ser tomadas na elaboração de uma peça de publicidade são:

. Anúncios Impressos:

. A marca e o logotipo da empresa devem constar sempre da mesma forma.

. A mensagem deve expressar a realidade da proposta, fornecendo aquilo que foi prometido.

. Itens como preço, descrição, endereços ou ressalvas devem estar muito bem colocados no layout da peça publicitária.

. Se houver fotos, elas devem estar bem centralizadas, com boa resolução, permitindo visibilidade e fácil identificação do produto.

. A peça deve expor o diferencial, seja o melhor preço ou a melhor qualidade, enfim, inúmeras alternativas que representem a capacidade de alavancar as vendas ou imagem.

. A correção ortográfica é mandatória, não poderá haver erros relacionados à identificação da empresa e seus dados. Brincadeiras com a linguagem do conteúdo da mensagem deve ser objeto de profunda reflexão. Caso contrário, uma forma errônea irá prejudicar o conceito da marca. É gol contra.

. Quanto aos anúncios para televisão ou internet, as imagens proporcionam novo sentido à forma, porém valem todos os cuidados mencionados para a mídia impressa.

. Anúncios de Rádio – dependendo do assunto, os jingles são insuperáveis.

A publicidade deve sempre estar organizada para um período de tempo, preferencialmente, de forma constante. Nesse sentido, ela alcançará seu objetivo com maior probabilidade de êxito. No processo de publicidade é desaconselhável uma ação singular, única da empresa. As estatísticas indicam que para uma pessoa compreender a ação publicitária, ela deve ser exposta à publicidade pelo menos 138 vezes, o que não é nada fácil. O investimento deve ser proporcional à intenção de conversão dos custos em faturamento, daí, a resultados. Nada fácil!

Ronaldo Bianchi

0 Comentários

Deixe um Comentário

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *