BALANÇO 2009

A Secretaria de Estado da Cultura fecha 2009 com todas as construções, reformas e adequações de edifícios a todo vapor para que a cultura do Estado avance nos próximos dez anos.

Estão em construção, na periferia de São Paulo, nove centros culturais denominados Fábricas de Cultura. Serão os primeiros. O próximo governo deveria estender às grandes cidades do Estado este programa que conta com atividades de música, dança e teatro para jovens moradores de nove regiões com baixos indicadores sociais na Capital – Cidade Tiradentes, Itaim Paulista, Sapopemba e Vila Curuçá (zona leste); Brasilândia, Cachoeirinha e Jaçanã (zona norte); Capão Redondo e Jardim São Luís (zona sul). Serão equipamentos culturais de 6 mil m², em média, com diversos espaços de múltiplo uso e salas específicas para a prática de teatro, dança, música e circo, sala de audiovisual, ateliê de artes plásticas, oficina de cenografia e figurinos, biblioteca e um amplo e totalmente equipado teatro.

O Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (USP) ganha casa nova em 2010. O acervo, um dos mais importantes dos movimentos Modernista (1910-1945) e Contemporâneo (1945 até a atualidade), será abrigado em uma área de mais de 35 mil m2 – sendo um dos maiores museus do mundo.

A Biblioteca de São Paulo, que será inaugurada no Parque da Juventude, zona norte da Capital, será a sede do Sistema Estadual de Bibliotecas, além de um espaço de incentivo e promoção pelo gosto pela leitura entre os paulistas.

Na parte de programas e projetos, a Secretaria de Estado da Cultura ofereceu, ao longo do ano, em parceria com os municípios, diversas atividades culturais em mais de 135 cidades. A Virada Cultural Paulista, por exemplo, foi realizada em 20 cidades do Estado e atendeu mais de 1 milhão de pessoas. Durante o ano, mais de 700 atrações circularam gratuitamente por meio do Circuito Cultural Paulista. Escritores renomados como Moacyr Scliar foram convidados a participar de debates e oficinas em 55 bibliotecas do Estado. Resultado: mais de 25 mil pessoas participaram do Viagem Literária, programa que tem como meta estimular a leitura.

Ainda no campo da literatura, a Secretaria concedeu, pelo segundo ano consecutivo, o Prêmio São Paulo de Literatura, a maior premiação da literatura brasileira. Ainda, realizou o Festival da Mantiqueira, em São Francisco Xavier, distrito de São José dos Campos. A SEC também promoveu o Festival Paulista de Circo, o Festival de Teatro Infantil, o Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, o Cena Musical Independente, o Oferenda Musical, o Coreto Paulista, a 3ª Semana da Canção Brasileira e apoiou a realização do 16º Festival de Artes de Itu.

Dos programas continuados, vale destacar o Vá ao Cinema que atingiu números recordes em 2009. O programa que visa à distribuição gratuita de ingressos, válidos para filmes nacionais, destinados, principalmente, a alunos do ensino médio de escolas da rede pública, atingiu um público de mais de 2,1 milhões de pessoas. O Vá ao Teatro, realizado pela primeira vez em 2009, vendeu, de outubro a novembro, mais de 50 mil ingressos a preços populares.

Por último, o que mais nos orgulha é a reformulação realizada no Projeto Guri, tanto no que diz respeito à parte didática como na área administrativa. O Guri continua administrado pela Associação dos Amigos do Projeto Guri para alunos da Baixada Santista e Interior. Já a Santa Marcelina Cultura atende aos alunos da Grande São Paulo. A divisão existe para melhorar o atendimento aos alunos. Todos os novos professores foram avaliados e tiveram suas carteiras de trabalho assinadas. Em todo o Estado, são 47 mil jovens atendidos pelos Guris.

Essa mesma reformulação ocorreu com o Conservatório de Tatuí e na Escola de Música do Estado de São Paulo – Tom Jobim. Os prédios foram reformados, os professores contratados pelo regime da CLT e novos currículos implantados. A área de formação musical sofreu uma reformulação profunda e os frutos estão sendo colhidos a partir de agora. Fica a satisfação de um ensino primoroso.

Ronaldo Bianchi

0 replies

Leave a Reply

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *