ESTRATÉGIAS PARA AMÉRICA LATINA IIIV
A urbanização da região carregou para o centro da discussão o estilo de convivência das suas populações. Como construir um modelo de exploração do solo urbana dada à dinâmica de desenvolvimento? Fatores políticos sobrepuseram aos técnicos. A concentração abruta das populações não foi acompanhada pela presença da autoridade pública, dos equipamentos de segurança necessários ao novo ambiente. A precarização do sistema de transporte de massa associado à marginalização das construções habitacional delineia um quadro dramático da nossa realidade. Como solucionar problemas de transporte urbano e segurança pública?
Bogotá deu algumas pistas ao criar acessibilidade aos contingentes populacionais moradores em escarpa, por meio de teleféricos. A ligação do alto ao baixo e vice versa facilitou a vida de famílias e impugnou a ação dos marginais cobradores de pedágio nas saídas das favelas. A instalação de sinalização no chão das esquinas onde a ocorrência de acidentes era de elevada gradação, propiciou sua a redução significativamente.
Fortaleza reduziu a criminalidade em bairros populares criando arbitragem de conflitos. De modo simples os anciões foram conclamados a apaziguar desavenças entre familiares, e grupos de moradores. Os processos de solução passaram da peixeira ou da bala à palavra conciliadora.
Diadema reduziu a violência local criando o horário limite aos botecos. Nenhum em funcionamento depois das 21h. Uma alternativa a lei seca. Foram soluções caseiras que reduziram em 60% os índices de violência nestas regiões pobres e mal atendidas pelo poder público. A solução definitiva será atingida quando: Houver investimento em segurança na sua forma preventiva, repressiva e constante. A intolerância aos pequenos sinais e práticas delituosas. NY decretou o fim da marginalização urbana ao criar um conjunto de ações. Partiram para instalar ônibus delegacia nas principais esquinas do crime. A posse de drogas, a violência das gangues foi combatida no núcleo dos acontecimentos. Do interrogatório, fichamento, julgamento preliminar e a prisão dos meliantes ocorriam em horas.
Quais medidas a tomar visando a melhoria deste ambiente?
Os bairros populares e as cidades circunvizinhas às metrópoles deixarem de serem exclusivamente dormitórios. A criação atividades econômicas locais trarão dois benefícios imediatos: economia não aumento e manutenção do transporte público e aumento de renda a população. O modelo americano do subúrbio dormitório é impraticável na AL. Não temos a afluência dos americanos e sua máquina de consumo.
1) O adensamento populacional nos centros urbanos transformarão as cidades e o perfil regional. Por anos os centros foram abandonados motivados pela especulação imobiliária. É a hora do retorno. Somar habitação e comércio agrega-se redução de transporte e aumento de renda.
2) Transportar milhões de pessoas diariamente é uma insanidade, Como não há solução de curto prazo, nos resta construir todos os modelos possíveis de transporte: das vias exclusivas de bicicletas, motocicletas, monotrilhos e metrô. As piores opções serão as dedicadas ao transporte automobilístico.
3) Aplicar todas as medidas para criar verde nas ruas e praças e prédios inteligentes com monitoramento e economia energética.
As pessoas precisam: “respirar” mudanças, diminuir custos e aumentar renda. Cabe a todas as esferas de governo contribuir para que isto aconteça.
Ronaldo Bianchi
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