Os cuidados com alguns fundamentos das organizações definem as suas capacidades relativas à longevidade e às forças de superação nas crises.
Quais seriam os fundamentos mais evidentes?
1. Capacidade de investimento – as empresas que descuidam da renovação, atualização e aumento de sua produtividade constante assinam um atestado de óbito prematuramente. Essa “fatura” será cobrada pela falta de investimento, ou pior, pela incapacidade da organização em conseguir investir. Quando? Outras empresas começarem a abocanhar nacos de seu mercado, ou quando uma importante crise setorial abater sobre o mercado. Nesse momento, sua estrutura deverá:
a) Estar enxuta (pela produtividade).
b) Com custos a prova de crise, em outras palavras, projetar lucros mesmo quando a demanda se retrair.
c) Ter flexibilidade na linha de produção (dada a sua modernização).
d) Apresentar preços competitivos aos padrões internacionais.
2. Integração e treinamento da equipe – as empresas com o melhor modelo de compromisso com sua força de trabalho poderá superar as adversidades com melhor possibilidade de êxito do que aquelas que enxergam os recursos humanos como custo, fardo, mal necessário, ou não passam de números. As empresas que remuneram pelo êxito, desempenho individual e por grupo e geral serão mais bem recompensadas do que aquelas que não compartilham seus resultados.
3. A profissionalização da administração – tenho o comando familiar como um importante fator de empreender dentro de cenários adversos. Há que reconhecer o valor daqueles que visionaram oportunidades, quando outros as enxergaram como obstáculos. Focar na solução e não no problema faz a diferença. Porém, tudo dá certo por um tempo, e não por tempo indefinido, seja qual for a organização. Enxergar o momento certo de o empreendedor compartilhar com os empresários (da família ou profissionais) é fator decisivo para o sucesso.
Para ilustrar os comentários, podemos citar:
1. A falta de investimento levou a Antarctica a ser vendida para a Brahma.
2. A integração da equipe e o treinamento levaram a Procter & Gamble a ser uma empresa centenária em constante crescimento, assim como a 3M e a Dupont.
3. A profissionalização transformou o Grupo Ultra em uma das organizações mais lucrativas e perenes do Brasil e, da mesma forma, a Embraer.
Os exemplos de superação estão ligados à capacidade de conhecimento dos mercados onde atuam, na valorização do lucro, no investimento contínuo, no cuidado com os recursos humanos, e na capacidade estratégica da direção das empresas e de seu autoconhecimento.
Ronaldo Bianchi
Deixe um Comentário
Want to join the discussion?Feel free to contribute!